Os avanços em monitorização no atendimento de emergência com Dr.Francis Albert Fuji, Diretor Clínico do SAMU de São Paulo
No dia 23 de novembro, foi realizada uma aula sobre os avanços em monitorização no atendimento de emergência pelo Dr. Francis Fuji, diretor clínico do SAMU-SP para vários profissionais atuantes no mercado de emergência pré-hospitalar e hospitalar.
Abaixo abordamos um pouco do conteúdo dessa gratificante apresentação.
A apresentação se dividiu em 5 principais tópicos
- 12 derivações – diagnóstico e transmissão
- Telemedicina – streaming da tela em tempo real
- Feedback clínico em tempo real da RCP e ventilação
- Manejo do Traumatismo Cranioencefálico (TCE)
- Hot e Cold debriefing
12 derivações – diagnóstico e transmissão
O Dr. Francis Fuji iniciou a apresentação através da exposição de um caso clínico de atendimento no pré-hospitalar mostrando um vídeo do atendimento em que o paciente é monitorizado com um ECG de 12 derivações interpretativa, que possibilitou um rápido e efetivo diagnóstico do paciente e o encaminhamento rápido para o tratamento adequado em um centro de excelência.
Após o caso clínico, mostrou alguns estudos sobre a importância do tempo de resposta do serviço de emergência e o impacto que esse tempo tem no resultado com bom desfecho neurológico.
Continuando a apresentação, mostrou estudos sobre a importância do ECG no cenário pré-hospitalar em casos de STEMI e o impacto na sobrevida assim como o impacto do tempo até a reperfusão.
Na parte que falou sobre “Diagnóstico mais rápido para um tratamento mais eficaz” o palestrante mencionou as recomendações das diretrizes da AHA em casos de suspeita de SCA:
“Um ECG de 12 derivações pré-hospitalar deve ser rapidamente realizado em pacientes com possível Síndrome Coronariana Aguda – SCA” (Diretrizes AHA – nível de recomendação classe I).
Telemedicina – streaming da tela em tempo real
Nessa parte o Dr. Francis apresentou um artigo de revisão sistemática (1) sobre as capacidades da telemedicina no serviço de emergência, onde mostra que a telemedicina proporciona:
- Melhoria do atendimento, coordenação e suporte remoto ao paciente
- Apoio aos primeiros socorristas
- Possibilidade de consulta a especialistas possibilitando maior interação entre o ambiente hospitalar e pré-hospitalar.
Feedback clínico em tempo real da RCP e ventilação
Nesse tema, o Dr. Francis mencionou a importância da correta ventilação durante o atendimento de ressuscitação e mostrou estudos em que profissionais altamente qualificados, como fisioterapeutas respiratórios tendem a hiperventilar o paciente no atendimento de emergência. (2)
Apresentou alguns efeitos decorrentes da má ventilação, tais como: aumento da pressão intratorácica e redução da perfusão coronariana, que impactam diretamente nos resultados e na sobrevida do paciente.
Para lidar com essa recomendação das diretrizes ele mencionou a solução de feedback da ventilação da ZOLL, o Real BVM Help, que monitora em tempo real o volume e frequência ventilatória, além de ter um contador de tempo para orientar o momento correto de uma nova ventilação.
Manejo do Traumatismo Cranioencefálico (TCE)
Nesta seção o palestrante revisou os conceitos de traumatismo cranioencefálico e o que esse quadro clínico acarreta, lembrando que deve-se evitar e corrigir imediatamente três fatores chaves:
- Hipóxia
- Hipotensão
- Hiperventilação
O correto manejo desses três fatores diminui a chances e a extensão de lesão cerebral secundária e consequentemente diminui a morbidade e mortalidade.
Para lidar com essa recomendação das diretrizes ele mencionou a solução de monitorização de TCE da ZOLL, o TBI Dashboard, um painel de tendências de sinais vitais críticos combinados com parâmetros ventilatórios com uma visualização simples que auxilia na monitorização para rápida correção dos fatores críticos apresentados acima.
Hot e Cold debriefing
Nesta última parte, o Dr. Francis abordou a importância da implementação da rotina de debriefing em departamentos e serviços de emergência através da exposição de alguns estudos que mostram melhora na performance clínica e resultados, além do aumento do bem estar dos profissionais envolvidos.
O ZOLL Case Review permite o fácil acesso aos dados completos do atendimento através de um relatório completo de acesso simples em qualquer dispositivo com acesso à internet.
(1) Kim Y, et al.Decision Support Capabilities of Telemedicine in Emergency Prehospital Care: Systematic Review. J Med Internet Res. 2020 Dec 8;22(12):e18959.
(2) Culbreth RE, Gardenhire DS. Manual bag valve mask ventilation performance among respiratory therapists. Heart Lung. 2021;50(3):471-475. doi:10.1016/j.hrtlng.2020.10.012