O que é RCP mecânica?
Dispositivos de ressuscitação cardiopulmonar mecânica (mCPR) fornecem compressões torácicas automatizadas para vítimas de parada cardíaca súbita. Esses aparelhos são projetados para conseguir o retorno da circulação espontânea (ROSC), assim como a RCP manual. No entanto, enquanto a RCP manual está sujeita a erro humano e fadiga, a RCP mecânica pode fornecer RCP consistente de alta qualidade de maneira contínua.
Por esse motivo, os dispositivos de RCP mecânica estão cada vez mais sendo usados em conjunto com a RCP manual. As equipes de emergência pré-hospitalar acham esta tecnologia extremamente útil, uma vez que as compressões torácicas automatizadas e de alta qualidade dão aos socorristas tempo para avaliar e tratar outros aspectos da condição do paciente. Além disso, oferece uma alternativa segura e eficaz à RCP manual em uma ambulância em movimento.
Em estudos clínicos, a RCP mecânica oferece resultados semelhantes aos da RCP manual de alta qualidade, com o benefício adicional de reduzir o estresse das equipes, funcionando como um socorrista adicional focado na RCP de alta qualidade, automatizando uma medida crítica de suporte de vida.
Como funcionam os dispositivos mecânicos de RCP
Existem dois tipos de dispositivos de RCP mecânica modernos: dispositivos baseados em pistão e dispositivos baseados em faixa de distribuição de força. Ambos têm uma função semelhante – eles executam compressões automáticas. No entanto, os dois tipos de dispositivos funcionam de maneira bem diferente.
Dispositivos baseados em pistão são normalmente alimentados por eletricidade, embora alguns modelos usem ar/oxigênio comprimido. Quando em uso, uma base é colocada abaixo do paciente e o dispositivo é fixado em ambos os lados da tabela, com o pistão posicionado acima do esterno do paciente. O pistão comprime o tórax do paciente e usa uma ventosa para garantir a descompressão ativa e o recuo total.
Outro tipo de dispositivo de RCP mecânica moderno é o dispositivo por faixa de distribuição de força, como o AutoPulse da ZOLL, que é movido a bateria e usa um motor elétrico para puxar uma banda de distribuição de força em um movimento rítmico, comprimindo o tórax e melhorando a perfusão para o coração e cérebro. Esses dispositivos são leves e especialmente projetados para serem transportados, se ajustam automaticamente ao paciente, e permitem que os socorristas movam o paciente pelas escadas e por corredores estreitos sem interromper a RCP. Este dispositivo também permite o uso de pás adesivas em conjunto para ajudar os socorristas e membros da equipe de atendimento a desfibrilador o paciente. Assista ao vídeo.
Como a RCP mecânica ajuda a fornecer uma RCP de alta qualidade
Não é fácil administrar uma RCP de alta qualidade manualmente. A compressão contínua do tórax de um paciente pode se tornar fisicamente exaustiva para os socorristas e o tempo adequado de compressão pode se tornar mentalmente exaustivo. Consequentemente, a maioria dos socorristas só pode aplicar RCP de alta qualidade por alguns minutos de cada vez.
Normalmente, é recomendável contar com a ajuda de várias pessoas para que os socorristas possam fazer turnos para realizar a RCP, mas trocar os provedores de RCP significa que há uma pequena pausa na RCP. Variações na habilidade e um número limitado de socorristas podem complicar ainda mais o problema.
Uma análise de 2014 de 9.136 pacientes com parada cardíaca fora do hospital descobriu que apenas 45% receberam a profundidade de compressão torácica recomendada. Esse fator (dentre outros) pode diminuir a chance de sobrevivência da vítima.
É aqui que os dispositivos mecânicos de RCP podem ser benéficos. Os dispositivos mCPR oferecem compressões a uma taxa, profundidade e fração consistentes e geralmente requerem apenas uma interrupção para aplicar o dispositivo ao paciente. Uma vez que o dispositivo é aplicado, os socorristas estão livres para trabalhar em outras intervenções necessárias ou começar a transportar o paciente para o hospital para tratamento mais intensivo.
Os dispositivos de RCP mecânica são especialmente úteis em condições em que a RCP é difícil, senão impossível, de fornecer. Por exemplo, se um paciente precisa de RCP durante todo o trajeto de ambulância, o dispositivo pode aplicar RCP por um período prolongado até que ele possa ser tratado no hospital. Mesmo se um paciente estiver sendo carregado por um lance de escadas, os socorristas podem ter certeza de que o dispositivo está fornecendo compressões torácicas consistentes e de alta qualidade. Os dispositivos de RCP mecânica também são usados para fornecer RCP de alta qualidade em situações como parada cardíaca hipotérmica, na sala de angiografia, durante a preparação para RCP extracorpórea e em casos onde poucos profissionais treinados estão disponíveis para responder a uma vítima de PCR.