Dicas para uma cardioversão bem sucedida
Introdução
A cardioversão é o tratamento mais direto para a fibrilação atrial. No entanto, o sucesso de uma cardioversão pode ser aprimorado com atenção cuidadosa aos detalhes, como a colocação do eletrodo e a preparação da pele. As taxas de sucesso variam entre os diferentes tipos de pacientes e entre instituições, e esta matéria resume o chaves para aumentar o sucesso da cardioversão, compartilhadas por eletrofisiologistas e cardiologistas com vasta experiência.
Cardioversões que se destinam a encerrar as arritmias atriais, requerem colocação de eletrodos e preparação diferentes do que para desfibrilação para encerrar arritmias ventriculares.
Colocação de eletrodo
Eletrodos de cardioversão podem ser colocados na posição Anterior – Posterior (AP) ou Anterior – Anterior (AA), embora a colocação de AP é preferível para fluxo máximo de corrente através dos átrios.
Posicionamento AP
A pá anterior deve ser colocada de modo que a área ativa da pá seja colocada imediatamente adjacente e na lateral direito ao esterno, conforme mostrado na Figura 1.
A pá posterior deve ser colocado conforme mostrado na Figura 2 com a borda da área ativa imediatamente à esquerda lateral a coluna, e o centro do pá colocado no nível da vértebra T7.
O fluxo de corrente nesta posição é mostrado na Figura 3.
Na colocação AA (Figura 4) a pá esternal deve ser colocada na mesma posição ou ligeiramente mais alto do que para a colocação de AP, embora ainda abaixo da clavícula. O centro da área ativa da pá apical deve ser colocado na linha axilar anterior ao nível do 5º espaço intercostal.
Dicas para uma cardioversão bem-sucedida
Segundo o Dr. Mark Niebauer, M.D. da Cleveland Clinic, abaixo está uma pequena lista de coisas que você pode fazer para melhorar a probabilidade de sucesso da cardioversão:
- Use a posição AP para maximizar o fluxo de corrente através dos átrios.
- Considere pás adesivas de gel líquido sobre a de gel sólido para melhor o acoplamento de pele e gel.
- Preste muita atenção à preparação da pele; certifique-se de que a superfície esteja seca e sem pelos ou loções que possam afetar a adesão.
- Aplique as pás adesivas com cuidado. Coloque a pá posterior primeiro e role-a com cuidado sobre a pele para garantir uma boa adesão e sem bolhas de ar presas.
- Certifique-se de que o ECG está sincronizando na onda R; a A função de sincronização pode, às vezes, travar em ondas T de alta amplitude, quando presentes.
- Se mais de um choque for necessário dê um tempo de descanso de 1 minuto entre os choques.
- Pacientes com certos medicamentos, como betabloqueadores, podem correr risco de bradicardia pós-choque; estimulação transcutânea pode ser necessária até que eles se estabilizem. Outra vantagem da colocação de AP é que a estimulação pode ser iniciada imediatamente movendo a pá do esterno para o lado esquerdo.
Use o protocolo de choque recomendado por sua instituição
*material baseado em publicação da ZOLL Medical Corporation