Central de Informações

Buscar:

Todos Artigos Notícias Estudos

CIRC Trial reforça papel do AutoPulse utilizado pelo SAMU-DF

NOVO ESTUDO DIVULGADO NO BRASIL REFORÇA O PAPEL DA TECNOLOGIA UTILIZADA PELO SAMU-DF NO ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE PARADA CARDÍACA

30 de Março, 2012 - No último dia 23 de março, profissionais do SAMU e CBM do Distrito Federal participaram de uma conferência no Brasil que apresentou os dados de um dos maiores estudos sobre o aperfeiçoamento da RCP (ressuscitação cardiopulmonar) já realizado. No "CIRC Trial", o desempenho da RCP realizada por humanos e da RCP mecânica (feita através de um equipamento de compressões automáticas) foram analisados e comparados.

O estudo foi conduzido pelo médico e PhD Lars Wik (National Competence Center of Emergency, Oslo University Hospital) entre 2008 e 2011 em três países diferentes - EUA, Áustria e Holanda. Para realizar os estudos clínicos comparativos entre a RCP manual versus RCP automática, o Dr. Wik contou com a ajuda de cerca de 5 mil profissionais de atendimento pré-hospitalar (APH), que atenderam mais de 4 mil pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR) até a conclusão do CIRC.

Foram usadas metodologias científicas, critérios e supervisionamentos que garantiram que a RCP manual fosse realizada em sua performance máxima, com desempenhos que raramente são vistos em equipes de emergência no dia-a-dia. Regras e metodologias também foram aplicadas nos testes de RCP automática, realizada por um dispositivo automático de massagem cardíaca (AutoPulse® Resuscitation System). O AutoPulse prosseguia com as compressões no tórax da vítima até se constatar que a mesma retornara da PCR ou que não havia mais chance disto acontecer.

Ao final do estudo apresentado pelo Dr. Wik na conferência, diversos resultados e conclusões foram evidenciadas. Dentre as mais importantes destacam-se:

- O CIRC Trial obteve a maior taxa de sobrevivência já alcançada em um estudo do gênero, passando dos 10%.

- As frações de RCP (proporção do tempo em que as compressões são realizadas em relação ao tempo total do atendimento) também atingiram níveis jamais vistos, passando dos 80%.

- Em comparação às frações de RCP humanas alcançadas no dia-a-dia pela maioria dos serviços de emergência, o AutoPulse é bastante superior.

O desempenho do AutoPulse no CIRC Trial foi equivalente ao da RCP de máxima qualidade (considerada Classe I), mas o equipamento de RCP mecânica se mostrou superior à RCP manual em diversos fatores, reforçando vantagens que já eram conhecidas:

- O AutoPulse consegue manter as compressões na qualidade máxima durante horas, sem interrupções e em qualquer ambiente, enquanto os socorristas sofrem com a fadiga e com a dificuldade de realizar compressões de qualidade dependendo do local de atendimento.

- Os serviços de emergência ficam com um socorrista a mais, pois com o equipamento realizando a RCP automática não há necessidade de ninguém se revezar nas compressões.

- Os socorristas não correm mais riscos de se machucarem tendo que realizar a RCP dentro de uma ambulância em movimento.

Além do mais, o AutoPulse é facilmente ajustável ao paciente e não é invasivo (ou seja, não necessita de procedimento médico avançado para ser instalado).

O SAMU-DF foi o pioneiro em utilizar a tecnologia no país (http://resgatedoa-brasil.blogspot.com.br/2010/02/pioneirismo-no-emprego-do-autopulse-em.html) e é atualmente o maior detentor de unidades do equipamento. Desde janeiro de 2010 todas as suas ambulâncias possuem o dispositivo, e quase todas as vítimas de PCR podem se beneficiar da técnica.

Mais recentemente, o SAMU-DF canalizou seus esforços para adquirir as versões mais sofisticadas da tecnologia (AutoPulse Plus), adquirindo oito unidades que em breve se somarão às 40 unidades atuais dos modelos em uso no serviço (AutoPulse® Resuscitation System Model 100 Platform).

As novas versões possibilitam uma melhor monitorização da qualidade das compressões e permitem a visualização do ritmo cardíaco (mesmo durante as massagens), fato não possível mesmo durante a utilização da RCP manual. Este detalhe é de extrema importância para a tomada de decisões pelas equipes de emergência.

O SAMU-DF, referência no país em APH, tem procurado no seu dia-a-dia apropiar-se de conhecimentos e tecnologias que se traduzam na melhor qualidade de atendimento aos seus principais usuários: você, cidadão brasiliense.

 

 



Últimos estudos

Timerman Melhora Hemodinâmica com AutoPulse
Data: 07/10/2011
Performance hemodinâmica melhorada com um novo dispositivo de compressão torácica durante tratamento em parada cardíaca dentro de hospitais
» Ver detalhes

Swanson: Impacto do AutoPulse no APH
Data: 07/10/2011
O efeito de um dispositivo de auxílio à RCP sobre a sobrevivência na chegada do departamento de emergência em parada cardíaca fora do hospital
» Ver detalhes

Ornato: Impacto do AutoPulse no APH
Data: 07/10/2011
Ornato: Impacto do AutoPulse no APH
» Ver detalhes

Importância do AutoPulse no Transporte
Data: 07/10/2011
Vários estudos apresentados na Americian Heart Association (AHA) demonstram a importância crítica do AutoPulse durante o transporte
» Ver detalhes

Ikeno: Sobrevivência Neurologicamente Intacta com Autopulse
Data: 07/10/2011
Aumento de perfusão de tecido por um novo dispositivo de compressão aumenta a sobrevivência neurologicamente intacta em um modelo suíno de parada cardíaca prolongada
» Ver detalhes

Halperin Melhora Hemodinâmica com AutoPulse
Data: 07/10/2011
Ressuscitação Cardio-pulmonar com um novo dispositivo de compressões torácicas em um modelo de parada cardíaca suíno
» Ver detalhes

Casner: Melhora do ROSC no APH com AutoPulse
Data: 07/10/2011
O impacto de um novo dispositivo de auxílio à RCP na taxa de retorno da circulação espontânea em paradas cardíacas fora do Hospital
» Ver detalhes

Autopulse: Seguro e Eficiente para Uso Pré-Hospitalar
Data: 07/10/2011
O AutoPulse é seguro e eficiente na RCP de APH
» Ver detalhes

AutoPulse: Segurança nas Ambulâncias
Data: 07/10/2011
Novos documentos publicados sobre segurança nas ambulâncias apresentam evidências irrefutáveis da importância crítica da RCP automatizada
» Ver detalhes

AutoPulse x RCP Manual
Data: 07/10/2011
Dados do Registro da Califórnia sobre o AutoPulse apresentados na reunião da AHA mostram resultados melhorados e sem danos
» Ver detalhes

 1   2 




Avenida Vereador José Diniz, 2303 - Campo Belo
São Paulo/SP - Brasil - CEP: 04603-001

Tel: (+55) 011 2626-4444